Guia de Cuidados com a Região Anal da Dra. Franciele Perondi - Capítulo 7: Tratamentos e Intervençõe

Para problemas na região anal, é essencial procurar orientação médica adequada. Discutiremos os tratamentos disponíveis para uma variedade de condições anais, desde procedimentos minimamente invasivos até cirurgias mais complexas.

Tratamentos para DSTs

As DSTs exigem abordagens específicas de tratamento dependendo do tipo de infecção. A seguir, detalhamos os tratamentos mais comuns para algumas das principais DSTs.

Sífilis

A sífilis é uma infecção bacteriana tratada com antibiótico. O tratamento depende do tempo de infecção e das manifestações clínicas, podendo ser realizada dose única ou mais doses.

Gonorreia e clamídia

Essas infecções bacterianas são tratadas com uma combinação de antibióticos em dose única ou por 7 dias.

Herpes Genital

O herpes genital, causado pelo vírus herpes simplex (HSV), não tem cura, mas os sintomas podem ser gerenciados com antivirais via oral e/ou pomadas que reduzem a severidade e a duração dos surtos.

HPV (Papilomavírus Humano)

O HPV pode levar ao desenvolvimento de verrugas genitais e aumentar o risco de câncer anal. Ele não tem cura, mas tem controle das manifestações e prevenção. O tratamento depende da quantidade e onde ele se manifesta no corpo:

•Remoção de verrugas: pode ser feita por crioterapia, eletrocauterização, exérese cirúrgica ou tratamentos tópicos.
•Vacinação: a vacina contra o HPV é uma medida preventiva eficaz disponível no SUS.

HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana)

O tratamento para o HIV envolve a terapia antirretroviral (TAR) para suprimir o vírus e impedir a progressão para a AIDS (síndrome da imunodeficiência humana).

Atualmente, existe a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) para diminuir o risco de adquirir a infecção e reduzir a transmissão. Está disponível no SUS para população com critérios para o uso.

Hemorróidas

A doença hemorroidária que causa sintomas como dor anal, sangramento, prolapso hemorroidário pode ser tratada a depender do tipo e grau:

•Doença hemorroidária interna graus I, II, III: regularizar o hábito intestinal, cuidados na higiene anal, medicamentos tópicos para alívio de sintomas ou procedimentos ambulatoriais minimamente invasivos como ligadura elástica e escleroterapia
•Doença hemorroidária grau IV ou externa: indicação cirúrgica

Fissuras anais

As fissuras são cortes na região anal geralmente provocadas por passagem de fezes endurecidas ou esforço evacuatório.

Podem ser tratadas com mudanças de hábitos para regularizar o intestino e cuidados de higiene para não causar trauma na região anal.

Existem tratamentos tópicos com pomadas, tratamento minimamente invasivo ambulatorial com toxina botulínica ou ainda indicação cirúrgica a depender do quadro.

Fístulas anorretais

As fístulas anorretais são trajetos que comunicam dois pontos que não deveriam se comunicar: o ânus/reto com a pele perianal. Geralmente se manifesta com um orifício perianal com drenagem de secreção purulenta.

O seu tratamento é sempre cirúrgico e existem diversas técnicas a depender do envolvimento da musculatura esfincteriana.

Prolapso Retal

Prolapso retal é a saída parcial ou completa da parede do reto pelo ânus que se origina por diversos fatores como fraqueza do assoalho pélvico, constipação crônica. Os tratamentos incluem:

•Regularizar o hábito intestinal para controle de sintomas como constipação ou incontinência
•Fisioterapia do assoalho pélvico para fortalecer os músculos e melhorar a função anorretal
•Cirurgia para correção do prolapso

Incontinência Fecal

A incontinência fecal pode resultar de perda de força do assoalho pélvico, de danos musculares ou nervosos, de doenças neurológicas. Os tratamentos incluem:

•Medicamentos para controlar a consistência das fezes
•Biofeedback/ fisioterapia pélvica para fortalecer e treinar os músculos do assoalho pélvico
•Cirurgia com correção do esfíncter ou neuromodulação em casos selecionados

26/06/2024